A Associação de Cafés Orgânicos e Sustentáveis do Brasil (ACOB) foi fundada em 1998 com o objetivo de promover a produção e o acesso a mercado de cafés orgânicos e sustentáveis. Sediada na cidade de Machado, sul de Minas Gerais, e com uma filial em Campinas, está estrategicamente localizada no coração das regiões produtoras de café dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Congrega atualmente pequenos, médios e grandes produtores de cafés orgânicos e sustentáveis, além de associações e cooperativas de agricultores familiares de diversas regiões do Brasil. Outros membros e parceiros da ACOB incluem exportadores, traders, torrefadores, importadores, varejistas, universidades e ONGs. Os membros da ACOB podem oferecer vários perfis dos seguintes cafés de alta qualidade: (i) cafés verdes orgânicos e Fair Trade, (ii) cafés orgânicos torrados e Fair Trade e (iii) cafés verdes no caminho para a sustentabilidade.

Os produtores associados da ACOB são certificados orgânicos por um ou mais sistemas tais como o Europeu (2092/91), o Americano (NOP) e o Japonês (JAS). As associações e cooperativas de pequenos cafeicultores são certificadas tanto como orgânico quanto Fair Trade (FLO) e podem vender seus cafés com o selo Fair Trade.

 

Alguns produtores também possuem certificação Utz Certified ou Rain Forest Alliance, além da certificação orgânica. Produtores ainda não certificados, em processo de transição para o orgânico, podem ser associados. Exportadores, traders, torrefadores, atacadistas, lojas de varejo, bancos, ONGs e pesquisadores também podem ser associados.

A ACOB é também implementadora de um projeto financiado por fundações europeias, traders, torrefadoras, governos etc., e tem treinado cerca de 2.500 pequenos e médios produtores de café em (i) práticas de produção sustentável, (ii) práticas para aumentar a resiliência contra as severidades climáticas e melhorar a segurança hídrica, (iii) qualidade e melhores mercados, e (iv) características e vantagens de organização em grupos de produtores. 



Outras ações consistem em (i) estimular a pesquisa para aprimorar a 
qualidade do café produzido nacionalmente, (ii) dar suporte aos produtores-membros
nas áreas de tecnologia, gerenciamento e marketing, (iii) disseminar os preceitos da 
agricultura orgânica através de eventos e treinamentos, dentre outras atividades relevantes.

imgs/quemsomos01.jpg

 

imgs/quemsomos02_150825032104.jpg

Objetivo e Missão

 

Missão
Desenvolver a sustentabilidade econômica, social e ambiental da cafeicultura através da eficiência produtiva, qualidade e agregação de valor, tornando-nos também multiplicadores.


Objetivos
I - preservar o ecossistema e a vida humana no planeta Terra; 
II - cuidar dos interesses dos seus associados e do setor; 
III - prover suporte aos membros associados em assuntos; 
relacionados à produção e tecnologias, qualidade, certificação, 
gestão, marketing e mercados na cafeicultura orgânica 
e sustentável;
IV - promover a realização de pesquisas sobre agricultura 
para promover, incentivar e aperfeiçoar a cultura do café 
sustentável e orgânico; 
V - promover o controle de qualidade dos produtos; 
VI - desenvolver o mercado de cafés orgânicos e sustentáveis 
e auxiliar na comercialização do café orgânico; 
VII - formar banco de dados;  
VIII - estimular, incentivar e promover a realização de 
seminários, palestras e eventos em cafeicultura orgânica e sustentável.